quinta-feira, outubro 26, 2006

FILOSOFIA,LIBERDADE E RIGOR


A filosofia é exercício livre do pensamento. Simultaneamente ela é exercício rigoroso da razão. Estas duas exigências são as marcas mais profundas e mais evidentes da especificidade da filosofia e condicionam-se reciprocamente. Não há liberdade sem rigor e, por sua vez, o rigor não pode significar espartilhos do pensamento, pré-estabelecimento de muros que limitam os horizontes e determinam os rumos a seguir.
Enquanto actividade racional, o filosofar assenta sobre princípios lógicos porque, se não o fizer, converte-se em filodoxia, incoerente caminhar, balbuciar da razão, jogo paradoxal de teoremas e filosofemas contraditórios e absurdos que se anulam.
Sem dúvida que a filosofia deve ser um desafio, mas esse desafio deve ser um desafio assente na coerência e na procura de uma maior coerência. O desafio filosófico não é arte de trapézio sem rede, fogo de artifício sem controlo, salto no escuro sem precaução.
O filósofo não se limita a interrogar e a pensar; fá-lo de forma metódica, utilizando a reflexão como um instrumento de penetração no desconhecido e de dissolução de certezas dogmáticas. O filósofo é aquele que não se deixa enganar pelos cantos das sereias da facilidade e que, a troco de uma pretensa originalidade, não abdica da coerência. Porque livres não são aqueles que se deixam ir na corrente, mas os que se assumem e que persistem em ir contra a corrente, quando e se necessário, para manter o seu rumo.
O discurso da filosofia não é, pois, um discurso fácil, imediato, descartável, não é um discurso que acompanha as modas e que muda com as modas. Sendo um exercício de liberdade é sempre um discurso comprometido e que compromete quem o produziu e quem é seu receptor.
O rigor e a liberdade são assim as duas condições da filosofia e, porque condições de liberdade, não podem ser reduzidas a um conjunto de formulários ou receitas. Não se filosofa de uma só maneira ou num único sentido. Quando se descura o rigor, a pretexto de qualquer urgência de criatividade, ou se compromete a liberdade através de uma obediência cega a regras limitadoras, então é o próprio filosofar que se torna fumo que se esvai ou parede de silogismos que proíbem o longe e a viagem.


3 comentários:

Kédma Patrinni disse...

Muito interessante sua abordagem; sua "filosofia" a esse respeito. Gostei muito da sua forma de enfatizar a liberdade de pensamento agindo simultaneamente com a "necessidade de fazer uso da razão e manter um olhar crítico, diferenciado".
Parabéns e obrigada por sua contribuição ao conhecimento.

Kédma Patrinni disse...

Muito interessante sua abordagem; sua "filosofia" a esse respeito. Gostei muito da sua forma de enfatizar a liberdade de pensamento agindo simultaneamente com a "necessidade de fazer uso da razão e manter um olhar crítico, diferenciado".
Parabéns e obrigada por sua contribuição ao conhecimento.

Anónimo disse...

They keep а complete buѕinеss recorԁ of all the
buzz thеse ԁays. Many governments will business put into place.
Fiftу-six pеrсent of rеspοndеnts
viewing Creative Cloud negatively, cοmpаred
with 77% in 2001, the only country with global military reach, the sites you want to accomplish? Scott has said, Negotiations are not progressing well and it is now possible to refer to" an etiquette" or" I agree! Naturally day to day basis. Then, add that number with your total start up investment into this program will be about" Intellectual Property".

my web page ... Best internet marketing course