quinta-feira, setembro 28, 2006


Ainda Savater
Quem teve a oportunidade de assistir na passada terça-feira, dia 26, no canal 2 da televisão à entrevista a Fernando Savater pôde comprovar a sua enorme facilidade de comunicação e o interesse quer do discurso quer dos temas abordados. De uma forma muito humana (quem diria que os filósofos também são humanos!) e agradável, Savater deslumbrou pelas ideias e pela simplicidade com que as explicitou conseguindo mesmo, em muitos momentos, ter um discurso mais acessível do que o da entrevistadora.


Continua a haver quem insiste em dizer que toda a filosofia é complicada e aborrecida e que, por força disso, os filósofos são obnóxios e incompreensíveis. É verdade que são muitos os filósofos que exigem muita paciência para descobrir as suas ideias e resumi-las de uma forma simples. É verdade que muitas vezes a linguagem utilizada pelos filósofos é muito específica o que torna difícil a sua compreensão para quem não está habituado a dominar o vocabulário filosófico. Tudo isto é verdade mas é também verdade que existem filósofos que conseguem comunicar de forma descomplicada e mesmo atractiva. Temos como exemplo Fernando Savater que foi capaz de tratar os temas da ética de uma forma acessível a adolescentes. Recomendo vivamente a leitura da "Ética para um Jovem".

quarta-feira, setembro 27, 2006


Para filosofar é preciso estar atento às coisas, evitar cuidadosamente os juízos precipitados, colocar sob exame rigoroso e crítico as nossas crenças mais profundas, ousar pensar para além dos limites pré-estabelecidos. A precipitação, a preguiça mental e os preconceitos são os inimigos iniciais da filosofia. É necessário estar preparado para resistir aos apelos à facilidade, ao canto das sereias dos que nos querem aliciar para as modas e nos querem fazer desistir de pensar por nós mesmos.

terça-feira, setembro 26, 2006


O que é a filosofia? Que esfinge perturbadora nos vem perguntar quem somos, se merecemos existir, se algo nos distingue das coisas que fazem parte do nosso mundo? Somos seres inquietos que procuram o sentido da sua existência e recusam as respostas padronizadas, as receitas miraculosas, os caminhos que nos levam à prometida redenção à custa da perda da nossa própria identidade.
Dizer que a filosofia é um enigma não chega. É preciso aventurarmo-nos no mundo complexo do pensamento pessoal e radical, desafiar as nossas crenças, enfrentar os nossos medos, desconstruir as verdades estáticas que nos oferecem ou nos vendem a preço de saldo, libertarmo-nos do peso dos ábitos e das ideias simples e cómodas.
Dizer que a filosofia é incómoda não nos faz ser menos curiosos e persistentes. São os desafios e as conquistas, as dificuldades superadas, que tornam a nossa vida mais interessante.
O que é a filosofia? Às vezes a repetição da pergunta é a melhor forma de responder à questão.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Este é mais um blog dedicado à filosofia que não se quer chato mas um convite para entrar num universo de rigor e simultaneamente de deslumbramento.
A filosofia está viva e activa. Quem a quer cadáver é porque a receia. Quem se sente incomodado com ela é porque se acustumou a uma vida de fingimento em que a monotonia e a rotina são mestras e senhoras do destino.